Ricardo Alfaya é o nome artístico de Ricardo Ingenito Alfaya, natural do Rio de Janeiro, onde reside. Trabalha como escritor há mais de 40 anos. É também revisor (desde 2007) e livreiro virtual (desde 2016). Tem cinco livros de poesia publicados, além de vários textos, em prosa e verso, divulgados em livros e inúmeros periódicos. Faz poesia discursiva moderna, poemas concretos e visuais. Em prosa, redigiu inúmeros prefácios e resenhas, além de artigos jornalísticos, contos, crônicas e ensaios.
É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso); ambas, no Rio de Janeiro.
Seus primeiros textos publicados, no final dos anos 70, foram resenhas para o “Informativo”, da Fundação Getúlio Vargas. Pouco depois, artigos jornalísticos, alguns assinados, para o tabloide “Perspectiva Universitária”, da Fundação Mudes. De 1995 a 2007, editou, junto com Amelinda Alves, o “Nozarte Informativo Cultural”, publicação impressa, dirigida a escritores.
Trabalhou, durante 21 anos (de 1974 a 1995), no Banco do Brasil S.A., em que exerceu cargos de Gerência Média. Em Brasília, colaborou na correção de provas de redação de concurso, promovido pelo BB. Também pelo BB, ministrou cursos de Relações Humanas em várias capitais brasileiras.
Participou de aproximadamente 60 antologias, tanto em verso quanto em prosa. Seus textos foram divulgados em mais de 70 títulos de periódicos e também em sites da internet. Obteve 37 prêmios literários. É membro da União Brasileira de Escritores do Estado do Rio de Janeiro (UBE-RJ). Consta da “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, direção de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, que passou a ser coordenada por Graça Coutinho e Rita Moutinho. Teve cinco poemas e biografia publicados no número 90 da "Revista Brasileira", da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Livros Publicados: “Através da Vidraça”, poesia, São Paulo, Editora Poeco (atual Scortecci), 1982. “Sujeito a Objetos”, em “Rios, coletânea de poemas”, Rio de Janeiro, Ibis Libris, 2003. “Frutos da Paixão”, em “Vertentes, coletânea de poemas e fortuna crítica”, Rio de Janeiro, Five Star, 2009. “Álbum sem Família”, poesia, em “Quadrigrafias”, Rio de Janeiro, Uapê, 2015. Por fim, em 2016, lançou o volume de poesia “Fronteiras em Liquidação” (pela Dowslley Editora, do Rio de Janeiro), com que obteve o “Prêmio Diretoria”, concedido pela União Brasileira de Escritores, UBE-RJ.
Contato: alfayalivreiro@gmail.com